quarta-feira, 27 de novembro de 2013

quinta-feira, 14 de novembro de 2013


E.ME.E.F. TANCREDO DE ALMEIDA NEVE
DIRETORA: RITA MARIA COORDENADORA: FLORISMA
PROFESSORA: VALDECINA DE OLIVEIRA AMORIM
ORIENTADORA: MARA SABÁ.


RELATOS DE EXPERIÊNCIAS


A sequência didática estudada surgiu devido a necessidade de pensar em uma maneira de incentivar essas crianças a desenvolver a leitura e a escrita.
Além de todos os problemas existente na sala de aula,a maior dificuldade encontrada foi a resistência para produzir textos. Com a criação do cantinho da leitura relata o meu aluno Raykael e outros alunos, que eles tomaram gosto pela a leitura, porque tem leituras diferenciadas.Ficou mas prazeroso a leitura em sala de aula, depois do cantinho da leitura disse eles.
Ao estudar a literatura Jabuti Sabido Macaco Metido, os alunos gostaram tanto da leitura, onde me possibilitou inumeros abordagem de leitura e escrita,
favorecendo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. E assim as habilidades básicas da escrita, serão cobradas, tornando importante corrigimos essas falhas nas escritas, mas desde que sejam elas contextualizadas, pois codificar nem sempre quer dizer que o aluno aprendeu, afinal posso conhecer as regras da ortografia, sem articular coerentemente as idéias.
Com a minha turma do 3º ano tenho desenvolvido a leitura de várias maneiras, leitura silenciosa, leitura compartilhada com o mesmo texto,produção
textual, com um texto trabalho de várias forma na sala de aula, com a intervenção do professor . Trabalhar em grupo fazendo apresentação do texto através de teatro. Durante o desenvolvimento será avaliado todos os que estão envolvidos durante a sequência didàtica, bem como linguagem oral, produção textual apresentação dos trabalhos . Espero ampliar e despertar o a curiosidade e troca de esperiências para com os colegas venham possibilitar a aprendizagem dos educandos tanto na leitura como na escrita, tanto dentro da escola como fora da escola.

Com essa sequência trabalhei : português, ortografia,subst.próprio e comum,
separação e classificação das palavrs,ditado, produção textual, masculino feminino.
Matemática: lista de preços ,problemas envolvendo as quatro operações.
Ciências: animais vertebrados e invertebrados,domèstico, selvagens , aquático
terrestre. Meio ambiente, fauna e flora.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PASSEIO PARA MARABÁ



casa da cultura em marabá.

zoobotânico


casa da cultura

biblioteca em marabá.

zoobotânico

zoobotânico

biblioteca
zoobotânico


casa da cultura

zoobotânico


casa da cultura

biblioteca

zoobotânico

zoobotânico

bibliteca

terça-feira, 15 de outubro de 2013

                                  HOMENAGEM DO DIA DO PROFESSOR
                                      NOSSO DIA.PARABÉNS111

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Passeio com os alunos do 5º Ano "A"

O mesmo foi em Tucuruí.
    Vejam algumas fotos da aula a passeio.
Rumo a Tucuruí
A Hidréletrica


Eclusas para navegação fluvial, devido o desnível de 79 metros
Dentro da UHE






Momentos de lazer na praia Queiroz Galvão

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é uma central hidroelétrica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí (a cerca de 300 km ao sul de Belém), no estado do Pará, com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW.
Em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira. (A usina de Itaipu tem potência instalada maior, 14.000 MW, mas é dividida entre o Brasil e o Paraguai.) Seu vertedouro, com capacidade para 110.000 m³/s, é o segundo maior do mundo. A construção foi iniciada em 24 de novembro de 1974.1 A usina foi inaugurada em 22 de novembro de 1984 pelo presidente João Figueiredo com capacidade de 4000 MW, ampliados em meados de 2010 para 8.370 MW.
A UHE Tucuruí é a principal usina integrante do Subsistema Norte do Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo responsável pelo abastecimento de grande parte das redes: da Celpa (no Pará), da Cemar (no Maranhão) e da Celtins (no Tocantins). Em períodos de cheia no rio Tocantins, a Usina de Tucuruí também complementa a demanda do restante do país através do SIN. Uma eclusa e um canal de 5,5 km possibilita a navegação fluvial entre Belém e Santa Isabel.
A barragem de Tucuruí, de terra, tem 11 km de comprimento e 78 m de altura. O desnível da água varia com a estação entre 58 e 79 m. O reservatório tem 200 km de comprimento e 2.850 km² de área quando cheio, ou seja 0,341 km² por MW instalado. Quando o nível é mínimo (62 m), a área alagada diminui em cerca de 560 km². A vazão média do rio ao longo do ano nesse ponto é aproximadamente 11.000 /s; a máxima observada (março de 1980) foi 68.400 m³/s. O reservatório tem volume total de 45,5 km³ (para cota de 72 m) e volume útil de 32,0 km³. A usina está ligada à rede nacional pela linha de transmissão entre Presidente Dutra (Maranhão) e a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, via Boa Esperança (Piauí).