1.
TEMA:
Soletrando
na aprendizagem dos alunos na leitura e na escrita.
2.
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Sanar
a dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos na
faixa etária entre 6 a 13 anos com o soletrado em Jacundá /PA.
3.
PROBLEMA:
As aulas do soletrando e
escrita é para os alunos com a faixa etária entre 6 a 13 anos está
desenvolvendo a leitura e a escrita no processo de ensino-
aprendizagem dos alunos de Jacundá/PA?
4.
HIPÓTESES:
- As aulas do soletrando visa a melhorar os conhecimentos dos alunos, com os resultados positivos na elaboração dos planos de aulas.
- Na elaboração dos planos de aula os professores contam com ajuda da coordenadora pedagógica da escola.
- A interação com os livros ajudam no desenvolvimento cognitivo, psíquico, emocional do educando.
- Contamos com a participação e ajuda dos pais, para o acompanhamento dos filhos, e melhoramento do ensino-aprendizagem dos mesmos.
5.
OBJETIVOS:
5.1
Objetivo Geral:
Incentivar e motivar o
educando através de uma competição saudável, visando a ampliação
do vocabulário, compreensão do significado das palavras
ortográficas corretamente.
5.2
Objetivos Específicos:
- Sanar as dificuldades na leitura e escrita;
- Ampliar o vocabulário;
- Despertar o interesse pela leitura e escrita;
- Desenvolver o espírito competitivo;
- Compreender o significado das palavras;
- Incentivar a participação de todos os alunos;
- Conhecer as palavras novas do acordo ortográficas;
6.
JUSTIFICATIVA:
Jacundá – Pará é uma
cidade, têm quase 55 mil habitantes (IBGE/2007), sua economia
baseia-se principalmente no setor primário: agricultura, pecuária e
extrativismo vegetal (extração de madeiras) e animais. Em Jacundá
há várias escolas publicas e todas com a mesma dificuldade na
leitura e escrita. O soletrando visa a melhoria dos alunos na escola,
espera-se que esse projeto venha beneficiar os alunos com deficiência
na leitura e escrita.
Além de ser uma emocionante
competição, há também uma expectativa de melhoria significativa
na aprendizagem dos alunos.
Portanto o soletrando terá
duas fases: uma em cada semestre e a disputa será por série/ano.
Promoveremos uma competição onde todos os alunos possam participar
nas duas fases, pois não haverá eliminação e sim somatório dos
pontos, e os alunos de cada turma que obtiveram mais pontos serão os
finalistas. A escola deverá proporcionar a premiação como
incentivo para os alunos das série/ano vencedores.
7.
REFERENCIAL TEÓRICO
A escola é um local onde o
ser humano irá desenvolver tais habilidades na leitura, formando
leitores competentes.
Se todos ajudarem e se
empenharem nessa luta pela aprendizagem, será mais fácil e
significativo. A leitura é um desafio de toda a comunidade escolar.
Um fator importante na vida do
educando e a participação ativa da família para uma boa
aprendizagem. Portanto o soletrando vem para melhorar o letramento e
a escrita dos alunos, e assim formamos cidadãos críticos e
pensantes. Vale ressaltar a pratica da leitura é de suma importância
para ensino aprendizagem dos alunos.
8.
METODOLOGIA
Este projeto terá como base
pesquisas de palavras qualitativas e quantitativas e será
desenvolvida em duas fases, 1ª e 2ª envolverão todos os alunos na
competição; comunicar os pais sobre a importância dos mesmos em
incentivar seus filhos na memorização das palavras. Elaborar lista
de palavras de acordo com a série/ano. Expor o projeto soletrando
escrito para que pais e comunidade escolar possam ter acesso.
Trabalhar leitura ditadas e
reescrita das palavras, divulgar por escrito em mural os nomes dos
alunos vencedores para segunda fase.
Conscientizar os alunos que a
premiação poderá variar entre a colocação em que os mesmos
conquistaram.
9. ORÇAMENTO
MATERIAL
DE CONSUMO
|
QUANTIDADE
|
VALOR
EM REAIS
|
TINTA
PARA IMPRESSORA
|
3 TONNER
|
R$
150,00
|
CANETAS,
LÁPIS, BORRACHAS.
|
30
UNIDADES DE CADA
|
R$
100,00
|
GRAMPEADOR,
GRAMPOS
|
01 X 01
CX
|
R$ 15,00
|
PAPEL
|
1 CAIXA
|
R$
200,00
|
MATERIAL
PERMANENTE
|
QUANTIDADE
|
VALOR
EM REAIS
|
CÂMERA
DIGITAL
|
01
|
R$
450,00
|
COMPUTADOR
|
01
|
R$
1.500,00
|
IMPRESSORA
|
01
|
R$
400,00
|
SERVIÇOS
E ENCARGOS
|
QUANTIDADE
|
VALORES
EM REAIS
|
TRANSPORTES
|
XXXX
|
R$
200,00
|
PREMIAÇÕES
|
XXXX
|
R$
150,00
|
XEROX
|
XXXX
|
R$
100,00
|
ALIMENTAÇÃO
|
XXXX
|
R$
200,00
|
10.
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES
|
MARÇO
|
JUNHO
|
AGOSTO
|
NOVEMBRO
|
REUNIÕES
COM PAIS E PROFESSORES PARA EXPOR O PROJETO SOLETRANDO
|
X
|
|
|
|
1ª FASE
DO PROJETO SOLETRANDO
|
X
|
X
|
|
|
2ª FASE
DO PROJETO SOLETRANDO
|
|
|
X
|
X
|
BRINDES
PARA ALUNOS QUE FICARAM EM 2ª E 3ª LUGAR
|
|
|
|
X
|
DIGITAÇÃO
E REVISÃO DAS PALAVRAS E ENTREGA AOS PAIS E ALUNOS
|
X
|
|
X
|
|
REUNIÃO
COM COORDENAÇÃO PEDAGOGICA PARA DECIDIR A PREMIAÇÃO DOS 1ª
COLOCADOS
|
|
|
|
X
|
EXCURSÃO
PARA ALUNOS QUE CONQUISTARAM O 1ª LUGAR DE CADA TURMA
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário