terça-feira, 24 de setembro de 2013


PACTO NACIONAL PELA ALFETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

E.M. E.F. Tancredo de Almeida Neves
Diretora: Rita Maria Coordenadora: Florisma
Professora: Valdecina de Oliveira Amorim

Sequência Didática :Jabuti Sabido, Macaco Metido

TURMA: 3º ano
DISCIPLINAS: Língua-português, ciências, matemática.
TEMPO PREVISTO: uma semana

HABILIDADES A SEREM ALCANÇADAS

  • Conhecer o uso e funções da escrita no uso social;
  • Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários;
  • Localizar informações explícitas no texto;
  • Produzir textos orais e escritos;
  • Diferenciar letras de outros símbolos;
  • Ler ajustando a pauta sonora ao escrito.
  • Resolver situações problemas envolvendo números de frutas, e animais;
  • Classificar os animais a cada espécies.
Conteúdos:leitura, produção oral e escrita de texto ( lista de compras) letra inicial e final, formação de palavras maiúscula e minúscula.
1º etapa: leiturado livro “Jabuti Sabido, Macaco Metido” Ana Maria Machado.
    Oralidade
Apresentação do livro/ autora, editora,titulo do livro. Provocar as crianças a fazer uma prévia sobre o enredo do livro,fazer a leitura interagindo com os alunos,instigando a curiosidade dos alunos.
Após o momento de leitura e reflexão, perguntas aos alunos quais os personagens que estão presentes na história, posteriomente contar para a classe que serão desenvolvidas atividades sobre a lista de compra.
Perguntar se os alunos já fizeram uma lista de compras, e para que serve. Esplorar ao máximo o conhecimento prévio apresentado por eles.
  • Construção da Escrita
O professor deve convidaros alunos para construir uma lista de compra de várias frutas que contém no livros ;
Chamar alunos para escrever os nomes na lousa e/uo construir tabelas com desenhos das frutas, dos personagem contido na literatura para que os mesmos possam utilizar o alfabeto movel de letras sílabas e palavras (identificar letra inicial, final número de sílabas dar ênfase as silabas complexas apresentes nas palavras)



Atividade individual:
Ex: O professor poderá fazer o desenho na lousa e/ oucartões com desenhos de algumas frutas do livro e na frente marcarem o espaço de letra / ou sílabas,( para o não alfabetizado)











Ex: Produção de texto, construção de frases com o nome dos bichos, para todos os alunos.
2º etapa: trazendo a lista de compras e montagen de cartaz.
Solicitar que os alunos tragam para a sala lista de preços do supermercado diversos preços de compras de frutas.

  • Oralidade
    Fazer a leitura com os alunos., em seguida, após observarem os textos, o professor deve provocar uma discussão na turma abordando questões em torno dos seguintes aspectos:
a) que gênero textual é esse;
b) quais os tipos de lista de compras que os alunos conhecem(,listar os tipos de animais que os alunos falaram na sala de aula.)
  1. Quais as funções comunicativas do gênero ;
    1. quais os elementos que aparecem, em geral,em uma lista de compra;
Obs: O professor neste momento, deve encaminhar a discussão de forma que os alunos consigam perceber a importância das informações.
3º etapa construção coletiva de uma lista de compras, construção da escrita
Preparar uma relação de objeto para meninos e meninas, aproveitar o momento para trabalhar o espaçamento entre palavras do texto,uso da letra maiúculas e minúsculas, pontuação entre outros.
Interpretação oral e escrita do texto.
Localizar a resposta dentro do texto com ajuda do professor.
4º ETAPA RODA DE CONVERSA E CONSTRUÇÃO DA LISTA DE COMPRA INDIVIDUAL
  • ORALIDADE
Em roda de conversa é importante o professor perguntar para os alunos a
expectativa deles com relação a trabalhar com lista de compra. O professor
deve direcionar o diálogo para sondar se os alunos estão entendendo a função
do texto, e quando precisamos fazer dele nas atividades cotidiana...
  • CONSTRUÇÃO DA ESCRITA
    Combinar com os alunos um motivo para ser o assunto de outra lista que pode ser : convidar alunos de outra turma para vim ouvir uma história contada pelo o professora, ou dramatização do livro Jabuti Sabido Macaco Metido.
A produção pode ser feita em duplas produtivas ( agrupamento) alunos pré-sĺábico e silábico- alfabético. Sendo que cada um escreverá o seu e fará também a ilustração.
O primeiro grupo precisará intersamente da intervenção do professor, para que ele possa realizar a atividade.
5º ETAPA: CORREÇÃO RECONSTRUÇÃO E ENTREGA DAS LISTA DA PESQUISA FEITA PELO OS ALUNOS
Esse momento é importante para trabalhar as ortografias, quando as crianças expressam suas dificuldades na escrita dos textos. Essa dificuldades devem ser levada
para a lousa e estudadas (sem expor as fontes)
Convidar alunos a reconstruir textos caso necessário.
As crianças devem ler diversos vezes a história para melhor entendimento.
Realizar entrega das lista, falar da importâcia de pesquisar.
(Porque é preciso pesquisar) (Para que pesquisar)
Como devemos saber dos preços para econômizar mais.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Machado, Ana Maria
IlustraçãoRaul Gastão, Rio de Janeiro:Objetivo,2011
Literatura infantojuvenil. 1.Gastão Raul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário