PACTO
NACIONAL PELA ALFETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
E.M.
E.F. Tancredo de Almeida Neves
Diretora:
Rita Maria Coordenadora: Florisma
Professora:
Valdecina de Oliveira Amorim
Sequência
Didática :Jabuti Sabido,
Macaco Metido
TURMA:
3º ano
DISCIPLINAS:
Língua-português, ciências,
matemática.
TEMPO
PREVISTO: uma semana
HABILIDADES
A SEREM ALCANÇADAS
- Conhecer o uso e funções da escrita no uso social;
- Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários;
- Localizar informações explícitas no texto;
- Produzir textos orais e escritos;
- Diferenciar letras de outros símbolos;
- Ler ajustando a pauta sonora ao escrito.
- Resolver situações problemas envolvendo números de frutas, e animais;
- Classificar os animais a cada espécies.
Conteúdos:leitura,
produção oral e escrita de texto ( lista de compras) letra inicial
e final, formação de palavras maiúscula e minúscula.
1º
etapa: leiturado livro “Jabuti Sabido, Macaco Metido” Ana Maria
Machado.
Oralidade
Apresentação
do livro/ autora, editora,titulo do livro. Provocar as crianças a
fazer uma prévia sobre o enredo do livro,fazer a leitura interagindo
com os alunos,instigando a curiosidade dos alunos.
Após o momento de leitura e reflexão, perguntas aos
alunos quais os personagens que estão presentes na história,
posteriomente contar para a classe que serão desenvolvidas
atividades sobre a lista de compra.
Perguntar se os alunos já fizeram uma lista de
compras, e para que serve. Esplorar ao máximo o conhecimento
prévio apresentado por eles.
- Construção da Escrita
O
professor deve convidaros alunos para construir uma lista de compra
de várias frutas que contém no livros ;
Chamar
alunos para escrever os nomes na lousa e/uo construir tabelas com
desenhos das frutas, dos personagem contido na literatura para que
os mesmos possam utilizar o alfabeto movel de letras sílabas e
palavras (identificar letra inicial, final número de sílabas dar
ênfase as silabas complexas apresentes nas palavras)
Atividade
individual:
Ex:
O professor poderá fazer o desenho na lousa e/ oucartões com
desenhos de algumas frutas do livro e na frente marcarem o espaço de
letra / ou sílabas,( para o não alfabetizado)
Ex:
Produção de texto, construção de frases com o nome dos bichos,
para todos os alunos.
2º
etapa: trazendo a lista de compras e montagen de cartaz.
Solicitar
que os alunos tragam para a sala lista de preços do supermercado
diversos preços de compras de frutas.
- OralidadeFazer a leitura com os alunos., em seguida, após observarem os textos, o professor deve provocar uma discussão na turma abordando questões em torno dos seguintes aspectos:
a) que gênero textual é esse;
b) quais os tipos de lista de compras que os alunos
conhecem(,listar os tipos de animais que os alunos falaram na sala de
aula.)
- Quais as funções comunicativas do gênero ;
- quais os elementos que aparecem, em geral,em uma lista de compra;
Obs: O professor neste momento, deve encaminhar a
discussão de forma que os alunos consigam perceber a importância
das informações.
3º
etapa construção coletiva de uma lista de compras, construção da
escrita
Preparar uma relação de objeto para meninos e meninas,
aproveitar o momento para trabalhar o espaçamento entre palavras do
texto,uso da letra maiúculas e minúsculas, pontuação entre
outros.
Interpretação
oral e escrita do texto.
Localizar
a resposta dentro do texto com ajuda do professor.
4º
ETAPA RODA DE CONVERSA E CONSTRUÇÃO DA LISTA DE COMPRA
INDIVIDUAL
- ORALIDADE
Em
roda de conversa é importante o professor perguntar para os alunos a
expectativa deles com relação a trabalhar com
lista de compra. O professor
deve direcionar o diálogo para sondar se os
alunos estão entendendo a função
do texto, e quando precisamos fazer dele nas
atividades cotidiana...
- CONSTRUÇÃO DA ESCRITACombinar com os alunos um motivo para ser o assunto de outra lista que pode ser : convidar alunos de outra turma para vim ouvir uma história contada pelo o professora, ou dramatização do livro Jabuti Sabido Macaco Metido.
A
produção pode ser feita em duplas produtivas ( agrupamento) alunos
pré-sĺábico e silábico- alfabético. Sendo que cada um escreverá
o seu e fará também a ilustração.
O
primeiro grupo precisará intersamente da intervenção do professor,
para que ele possa realizar a atividade.
5º
ETAPA: CORREÇÃO RECONSTRUÇÃO E ENTREGA DAS LISTA DA PESQUISA
FEITA PELO OS ALUNOS
Esse
momento é importante para trabalhar as ortografias, quando as
crianças expressam suas dificuldades na escrita dos textos. Essa
dificuldades devem ser levada
para
a lousa e estudadas (sem expor as fontes)
Convidar
alunos a reconstruir textos caso necessário.
As
crianças devem ler diversos vezes a história para melhor
entendimento.
Realizar
entrega das lista, falar da importâcia de pesquisar.
(Porque
é preciso pesquisar) (Para que pesquisar)
Como
devemos saber dos preços para econômizar mais.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
Machado, Ana
Maria
IlustraçãoRaul Gastão,
Rio de Janeiro:Objetivo,2011
Literatura infantojuvenil.
1.Gastão Raul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário