E.
M. E .F. TANCREDO ALMEIDA NEVES.
PROFESSORA:
VAL 3ªANO '' A''
PLANO
DE AULA QUINZENAL
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
LIVRO
'' POEMAS PROBLEMAS'' RENATA BUENO
OBJETIVO:
Propocionar ao educando atividades diferenciadas a partir de gêneros
textuais que promovem o interesse pela leitura, escrita e calculos,os
eixos de ensino curricular de forma interdisciplinar.
ÁREA
DO CONHECIMENTO:
Língua
portuguesa, e matemática,
ciências,
geografia, religião e arte.
CONHECIMENTO:
Leitura e interpretação/ nome completo/ textos/
contextualizado/
formação de frases, com soms iniciais e finais/produção de
texto./ Sinais de pontuação: ponto, dois ponto,travessão/
virgulas/ exclamação/ interrogação./ Frases interrogativas/
exclamativas/afirmativas/ negativas etc. /
Plural/
singular/ aumentativos e deminutivo/Sistema de numeração decimal/
sequência
numérica/ números ordinais/ medida de tempo/ problemas envolvendo
as quatro opera ções/sistema monetário,/ sistema de numeração
romana/forma geométricas/ noções de espaço geograficos/
Componentes
do ambiente: água,ar, e solo/ conservação do meio ambiemte/ A
importância do solo para os seres vivos/ ciclo da vida/ valores:
afetividade, amor ao próximo, gratidão/ Desenho e ilustração de
história; recorte e colagem; dramatização; dobraduras.Datas
comemorativas.
EIXO:
Leitura/ Oralidade/ Análise Linguística/ Números e operações/
grandeza e medidas/ compreensão das relações entre ciência e
sociedade, tecnologia e meio ambiente.
DIREITOS
DE APRENDIZAGEM
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças;
- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo,argumentando e respeitando os turnos de fala;
- Compreender texto lido por outra pessoa, de diferentes gêneros e com diferentespropósitos;
- Elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades,separar e retirar quantidades, utilizandoestratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas;
- Desenvolver atividades de caráter interdisciplinar partindo do livro “Poemas e problemas”;
- Identificar números nos diferentes contexto em que se encontram em suas diferentes funções : indicador da quantidade de elemento de posição ( número ordinais) e( códico, números de celular)
- Envolver os alunos em vários níveis de aprendizagem;
- Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
METODOLOGIA
- Antes da leitura, fazer exploração da capa, ilustrações, autor, realizar questionamento sobre o tema.
- Realizar a interpretação oral do texto.
- Explorar as ilustrações comparando as quantidades de elelmentos, existentes em cada cena utilizando estratégias: como grãos , numerais, abaco etc.
- Elaborar cartaz em papel 40 kg com o primeiro texto da leitura que mostra a característica do texto do livro “Poemas Problemas”. Fatiar o texto e propor uma disputa de reorganização dos mesmos entre os grupos
- Jogo da trilha.
- Jogo da joaninha .
- Leitura coletiva e exploração oral do texto fatiado.
- Confecção do relógio.
- Marquete do espaço geografico.
- Propor aos alunos a construção de um gráfico baseadona tabela elaborada posteriomente.( Fazer inteferências necessárias á contrução do gráfico)
- Elaborar problemas.
- Organizar brincadeiras ( competições ) voltadas para a resolução desituações problemas.
- Confecção de material concreto das formas geométricas.
Parabéns Val. Muito interessante esta sequência didática. Amei.
ResponderExcluir