terça-feira, 13 de maio de 2014


E. M. E .F. TANCREDO ALMEIDA NEVES.
PROFESSORA: VAL 3ªANO '' A''

PLANO DE AULA QUINZENAL


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
LIVRO '' POEMAS PROBLEMAS'' RENATA BUENO

OBJETIVO: 
Propocionar ao educando atividades diferenciadas a partir de gêneros textuais que promovem o interesse pela leitura, escrita e calculos,os eixos de ensino curricular de forma interdisciplinar.



ÁREA DO CONHECIMENTO:  
Língua portuguesa, e matemática,
ciências, geografia, religião e arte.


CONHECIMENTO: Leitura e interpretação/ nome completo/ textos/
contextualizado/ formação de frases, com soms iniciais e finais/produção de texto./ Sinais de pontuação: ponto, dois ponto,travessão/ virgulas/ exclamação/ interrogação./ Frases interrogativas/ exclamativas/afirmativas/ negativas etc. /
Plural/ singular/ aumentativos e deminutivo/Sistema de numeração decimal/
sequência numérica/ números ordinais/ medida de tempo/ problemas envolvendo as quatro opera ções/sistema monetário,/ sistema de numeração romana/forma geométricas/ noções de espaço geograficos/
Componentes do ambiente: água,ar, e solo/ conservação do meio ambiemte/ A importância do solo para os seres vivos/ ciclo da vida/ valores: afetividade, amor ao próximo, gratidão/ Desenho e ilustração de história; recorte e colagem; dramatização; dobraduras.Datas comemorativas.


EIXO: Leitura/ Oralidade/ Análise Linguística/ Números e operações/ grandeza e medidas/ compreensão das relações entre ciência e sociedade, tecnologia e meio ambiente.



DIREITOS DE APRENDIZAGEM


  • Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças;
  • Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo,
    argumentando e respeitando os turnos de fala;
  • Compreender texto lido por outra pessoa, de diferentes gêneros e com diferentespropósitos;
  • Elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades,separar e retirar quantidades, utilizandoestratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas;
  • Desenvolver atividades de caráter interdisciplinar partindo do livro “Poemas e problemas”;
  • Identificar números nos diferentes contexto em que se encontram em suas diferentes funções : indicador da quantidade de elemento de posição ( número ordinais) e( códico, números de celular)
  • Envolver os alunos em vários níveis de aprendizagem;
  • Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.


METODOLOGIA


  • Antes da leitura, fazer exploração da capa, ilustrações, autor, realizar questionamento sobre o tema.
  • Realizar a interpretação oral do texto.
  • Explorar as ilustrações comparando as quantidades de elelmentos, existentes em cada cena utilizando estratégias: como grãos , numerais, abaco etc.
  • Elaborar cartaz em papel 40 kg com o primeiro texto da leitura que mostra a característica do texto do livro “Poemas Problemas”. Fatiar o texto e propor uma disputa de reorganização dos mesmos entre os grupos
  • Jogo da trilha.
  • Jogo da joaninha .
  • Leitura coletiva e exploração oral do texto fatiado.
  • Confecção do relógio.
  • Marquete do espaço geografico.
  • Propor aos alunos a construção de um gráfico baseadona tabela elaborada posteriomente.( Fazer inteferências necessárias á contrução do gráfico)
  • Elaborar problemas.


  • Organizar brincadeiras ( competições ) voltadas para a resolução desituações problemas.
  • Confecção de material concreto das formas geométricas.

Um comentário: