E.
M. E. F. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
DIRETORA:
RITA COORDENADORA: FLORISMA
PROFESSORA:
VALDECINA 3º ANO A.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA-CHAPEUZINHO VERMELHO
CHAPEUZINHO VERMELHO
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos
atividades diferenciadas a partir de gêneros textual que promovam o
interesse pelo e escrita e trabalho com os eixos de ensino da lingua
portuguesa de forma interdisciplinar.
Objetivos
específicos
Desenvolver atividades de
caráter interdisciplinar partindo do conto popular infantil
Chapeuzinho Vermelho;
Envolver os alunos, em seus
vários níveis de aprendizagem, com leitura, oralidade, produção
textual e analise linguística;
Levar as crianças ao
reconhecimento de valores e ensinamentos implícitos explícitos
presentes no conto Chapeuzinho Vermelho, também vivenciando
experiências de grupos/socialização com seus colegas.
Atividades
Permanentes
Oração, música a critério da
professora, chamada da frequência dos alunos,
leitura compartilhada para
deleite. Registro dos conteúdos aplicados.
Rotina
quizenal
português
Estudo de texto e
interpretação, ditado para trabalhar as dificuldades ortográficas,
separação e classificação de sílabas, quanto o número de
sílabas.
Encontro consonantais e
vocálico, digráfos, ortografias contextualizada: rr, ss,
de acordo com as dificuldade
da turma. Histórias (sugestões de histórias, Ciderela, Jooão e
Maria, Chapeuzinho Vermelho,entre outras)
Leitura de conto, Autores, texto
poético ,
Matemática:
Sistema de numeração decimal: unidade dezena, até 99.
adição de números
naturais,ordem crescente e decrescente, antecessor e sucessor, pares
e ímpares, medida de tempo, problemas envolvendo adição e
subtração.
Ciências:Componentes
do ambiente: seres vivos: vegetais: as partes das plantas, plantas
medicinais.
História:
O cotidiano na escola; O local em que vivemos,a família, o
cotidiano da família, datas comemorativas.
Geografia:
Crianças do mundo, ( você e as outras pessoas)
Os lugares e suas paisagem seus
elementos.
Paisagem natural e modificadas,
o caminho da escola.
Ensino
Religioso: Eu
e os outros, respeito,compromisso e o amor.
Arte:
Tipos de músicas, danças. Desenhos livre.
ORALIDADE:
Apresentação do livro /autora, editora, titulo do livro. Fazer
leitura prévia sobre oenredo do livro estudado, interagindo com os
alunos, instigando a curiosidade dos mesmos.Apóis o momento de
leitura e reflexão, perguntar aos alunos quais os personagens que
estão presentes na história, falar para a classe que serão
desenvolvidas atividades sobre o texto lido.
Construção
da Escrita: Fazer
lista de compras dos materiais para fazer: bolo, biscoitos, doces, de
frutas, . Esplorar ao máximo que puder o conhecimentos de cada
aluno.Pedir para o aluno pesquisar sobre a história do Chapeuzinho
Vermelho e dar outro final para a história.
Referência
Bibliográfica:
Adaptado
por João de Barro ( Braguinha)
Organização e
apresentação de Bartolomeu Campos de Queirós
Ilustrações Claudia
Scatamachia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário