terça-feira, 25 de março de 2014


E. M. E. F. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
DIRETORA: RITA COORDENADORA: FLORISMA
PROFESSORA: VALDECINA 3º ANO A.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA-CHAPEUZINHO VERMELHO
CHAPEUZINHO VERMELHO

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos atividades diferenciadas a partir de gêneros textual que promovam o interesse pelo e escrita e trabalho com os eixos de ensino da lingua portuguesa de forma interdisciplinar.

Objetivos específicos

Desenvolver atividades de caráter interdisciplinar partindo do conto popular infantil Chapeuzinho Vermelho;
Envolver os alunos, em seus vários níveis de aprendizagem, com leitura, oralidade, produção textual e analise linguística;
Levar as crianças ao reconhecimento de valores e ensinamentos implícitos explícitos presentes no conto Chapeuzinho Vermelho, também vivenciando experiências de grupos/socialização com seus colegas.

Atividades Permanentes
Oração, música a critério da professora, chamada da frequência dos alunos,
leitura compartilhada para deleite. Registro dos conteúdos aplicados.

Rotina quizenal
português
Estudo de texto e interpretação, ditado para trabalhar as dificuldades ortográficas, separação e classificação de sílabas, quanto o número de sílabas.
Encontro consonantais e vocálico, digráfos, ortografias contextualizada: rr, ss,
de acordo com as dificuldade da turma. Histórias (sugestões de histórias, Ciderela, Jooão e Maria, Chapeuzinho Vermelho,entre outras)
Leitura de conto, Autores, texto poético ,
Matemática: Sistema de numeração decimal: unidade dezena, até 99.
adição de números naturais,ordem crescente e decrescente, antecessor e sucessor, pares e ímpares, medida de tempo, problemas envolvendo adição e subtração.
Ciências:Componentes do ambiente: seres vivos: vegetais: as partes das plantas, plantas medicinais.
História: O cotidiano na escola; O local em que vivemos,a família, o cotidiano da família, datas comemorativas.

Geografia: Crianças do mundo, ( você e as outras pessoas)
Os lugares e suas paisagem seus elementos.
Paisagem natural e modificadas, o caminho da escola.

Ensino Religioso: Eu e os outros, respeito,compromisso e o amor.

Arte: Tipos de músicas, danças. Desenhos livre.

ORALIDADE: Apresentação do livro /autora, editora, titulo do livro. Fazer leitura prévia sobre oenredo do livro estudado, interagindo com os alunos, instigando a curiosidade dos mesmos.Apóis o momento de leitura e reflexão, perguntar aos alunos quais os personagens que estão presentes na história, falar para a classe que serão desenvolvidas atividades sobre o texto lido.
Construção da Escrita: Fazer lista de compras dos materiais para fazer: bolo, biscoitos, doces, de frutas, . Esplorar ao máximo que puder o conhecimentos de cada aluno.Pedir para o aluno pesquisar sobre a história do Chapeuzinho Vermelho e dar outro final para a história.

Referência Bibliográfica:
Adaptado por João de Barro ( Braguinha)
Organização e apresentação de Bartolomeu Campos de Queirós
Ilustrações Claudia Scatamachia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário